TECNOLOGIA AJUDA A ECONOMIZAR MAIS DE US$ 600 MILHÕES POR ANO

Vale implantou o Centro de Operações Integradas (COI), que otimizará o uso
de todo o complexo sistema da mineradora em diversos países
A Vale deu início, na Mina de Águas Claras (MAC), em Nova Lima, Minas
Gerais, às atividades do Centro de Operações Integradas (COI) da empresa. “O objetivo
do projeto é sincronizar ainda mais as diversas etapas da operação no Brasil e no exterior
e aproximá-la com a área de vendas, ganhando-se assim em eficiência e realização de
preços”, explica o diretor-executivo de Minerais Ferrosos e Carvão, Peter Poppinga. “Por
exemplo, a cada instante temos que gerenciar o fluxo em torno de 300 navios em
diversas posições mundo afora, tarefa esta que será muito facilitada através das ações
integradas do COI.”
Os COIs são instalações, geralmente metropolitanas, que combinam as
competências de pessoas, processos de operação e tecnologia para oferecer níveis
excepcionais de colaboração e excelência. O modelo de atuação do COI da Vale
combinará diversas funções da cadeia do minério de ferro, como planejamento,
programação e controle. Desta forma, o centro promoverá colaboração, eficiência e
alinhamento à estratégia da empresa, permitindo que ela atue de forma ainda mais ágil
diante do dinamismo do mercado atual.
Com a estrutura, a Vale terá uma visão mais integrada desde a mina,
passando pelas ferrovias, portos e transporte marítimo até o destino final do minério,
tornando o processo decisório mais eficaz e focado em otimizar o desempenho dos
processos e ativos, assim como os resultados do negócio. “Estamos sempre buscando o
ótimo global, o que é melhor para a Vale como um todo, ao invés de maximizar os ótimos
locais em determinadas áreas”, conta o diretor da Cadeia de Ferrosos da Vale, Vagner
Loyola.
A Vale também prevê uma maior aderência entre planejamento e execução;
maior estabilidade e previsibilidade da cadeia produtiva; e um potencial de ganhos
anuais de mais de US$ 600 milhões, entre realização de preços, aumento da
produtividade dos ativos e redução de custos.
Fases de implantação do COI
Em 2017, na primeira fase de implantação do projeto, a empresa estruturou
uma área na Mina de Águas Claras, em Nova Lima, Minas Gerais, para receber o
chamado COI Global. No espaço atuarão mais de cem empregados, tomando decisões
em tempo real, responsáveis pelas atividades de programação integrada, precificação e
planejamento de vendas, navegação, distribuição e vendas. Entre as atribuições do COI
Global estão a definição do mix de produtos para atender as demandas dos clientes, dos
planos de estoque e de blindagem nos portos da Ásia (Malásia e China) e a otimização
da alocação de navios.
Ainda neste ano, a empresa também começará a segunda fase do projeto,
com a definição e planejamento dos COIs dos Corredores, sua extensão para os
corredores Norte, Sul e Sudeste da Vale. Estas estruturas atuarão no estabelecimento
da programação diária e semanal da mina ao porto; na coordenação das ações entre as
equipes de Programação e as Salas de Controle, promovendo ações de melhoria nos
desvios de planejamento; e na interação, em tempo real, com as operações locais e com
o COI Global.
A Vale criará ainda um Centro de Excelência (CE) com foco na performance
dos ativos e processos mais críticos. O CE concentrará especialistas que gerarão
conhecimento para ser compartilhado ao longo da cadeia de valor, estabelecendo metas
de produtividade e prioridades nas melhorias a serem implantadas, além de definir
padrões, compartilhar boas práticas e suportar as operações na melhoria da
produtividade e eficiência.
Uso da tecnologia digital
Um dos pilares para alcançar os objetivos do COI é o uso intensivo de
tecnologia digital para promover a colaboração entre as equipes, tornando a troca de
informações fácil e confiável, e para melhorar a eficácia do planejamento da cadeia de
valor, que é complexa e envolve profissionais distribuídos em diferentes geografias e
fusos horários. Esses princípios nortearam o projeto desde a concepção, resultando em
um ambiente que combina modernos painéis de visualização, salas de videoconferência
e várias ferramentas de colaboração.
Além disso, sistemas foram aprimorados e outros foram desenvolvidos para
agilizar e melhorar o processo de planejamento e distribuição da produção. Dois deles
se destacam: o Advanced Planning and Scheduling (APS) Ferrosos e o Sistema de
Otimização da Alocação de Navios (SOAN).
O sistema APS Ferrosos é um otimizador que recentemente passou por
melhorias. Hoje ele reúne os dados de capacidade e custo da cadeia de valor (minas,
ferrovias, portos, navios e centros de distribuição) e da dinâmica de preços do mercado,
para indicar a melhor combinação possível para o atendimento das demandas dos
clientes, com o objetivo de garantir a maior margem para a empresa.
“Até o ano passado esse sistema só usava dados de mina, ferrovia e porto, e
priorizava entregar o maior volume possível. Agora o foco está em obter a melhor
margem na cadeia estendida, o que pode implicar, por exemplo, na blendagem de
minério das minas de Carajás e de Minas Gerais no centro de distribuição da Malásia ou
na China para atender um cliente”, explica o líder de TI do programa, Fábio Souza.
Outro sistema desenvolvido pela Vale foi o SOAN, cujo objetivo é otimizar a
alocação da frota de navios a serviço da empresa visando obter o menor custo total de
distribuição. O programa leva em conta todas as variáveis que influem no custo, como
preço de combustível e demurrage (custo relacionado ao tempo de espera em fila do
navio no terminal portuário), e determina para qual carga e rota devem ser alocados os
navios que transportam minério da Vale para os clientes. A programação da distribuição
e a localização de cada navio em tempo real é compartilhada através dos telões do COI
e aplicativos móveis. São visualizados cerca de 400 navios ao mesmo tempo.
Novas melhorias e soluções já foram mapeadas para serem desenvolvidas
nos próximos meses. De acordo com Jânio Souza, gerente de Inovação em TI, “o objetivo
desde o início foi atacar as oportunidades de forma ágil e incremental. Temos mais de
20 iniciativas mapeadas, incluindo otimizadores, dashboards e soluções de análise
avançada que serão desenvolvidas nas próximas etapas do programa, de acordo com
nosso aprendizado após o uso e a maturidade dos processos.”
Fonte: Conexão Mineral
Data: 29/09/2017

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