EMPRESÁRIOS ESTÃO MAIS CONFIANTES PARA 2018, APONTA PESQUISA DE CONSULTORIA

Na visão de empresários, o ano de 2018 será mais positivo tanto em termos
de receitas quanto de investimentos em relação a 2017. Esta é uma das conclusões da
pesquisa Agenda 2018, realizada pela Deloitte auditoria e consultoria empresarial, que
ouviu representantes de 750 empresas que somam R$ 1,7 trilhão em receitas e
representam 26% do Produto Interno Bruto (PIB).
Segundo a pesquisa, as empresas pretendem aumentar em média 15,8% os
investimentos em 2018 na comparação com 2017 (quando a previsão de aumento de
investimentos era de 11,8%) com a expectativa de retomada da economia, juros baixos
e oportunidades relacionadas ao negócio da empresa.
Os setores que mais devem investir são petróleo, gás, mineração e energia
elétrica com investimento 32% mais do que os 21% investidos em 2017.
O grupo de companhias pesquisadas pela Deloitte — que inclui empresas de
capital estrangeiro, familiares e de capital pulverizado — prevê um crescimento médio
de 19% em suas receitas este ano, resultado que sugere um otimismo do mercado em
relação a 2018. No ano passado, a estimativa era que as receitas cresceriam 14,8%, na
média.
Alguns setores estimam crescimento ainda maior da receita. As empresas do
ramo financeiro, por exemplo, preveem crescimento de 27%, enquanto as de
construção estimam uma alta de 20% nas receitas até dezembro.
A pesquisa identificou uma aposta no crescimento do consumo e na
continuidade gradual da economia. Entre as companhias ouvidas, 56% pretendem
lançar novos produtos, enquanto 40% querem substituir máquinas e equipamentos.
Já 41% dos entrevistados afirmaram que pretendem aumentar o número de
funcionários, um crescimento de 15 pontos percentuais em relação aos 26% de
empresas que tinham essa perspectiva em 2017.
Os setores de tecnologia da informação e telecomunicações são os que mais
pretendem contratar.
Os empresários avaliam que os investimentos em infraestrutura e as
reformas da previdência e tributária serão positivamente mais influentes para seu
negócio do que a eleição presidencial, mostrou o levantamento.
Fonte: O Globo
Autor: João Sorima Neto
Data: 04/01/2018

Deixe um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On Instagram